Urge a necessidade de um novo marco regulatório municipal para enfrentar a poluição sonora

O vereador de Itabuna, Ronaldão (Republicanos), afirmou ter sido procurado por moradores do Bairro Califórnia, que relatam incômodo e prejuízos à qualidade de vida devido à poluição sonora, problema que se agrava significativamente nos finais de semana.

Lisdeili Nobre

4/9/20251 min read

O vereador de Itabuna, Ronaldão (Republicanos), afirmou ter sido procurado por moradores do Bairro Califórnia, que relatam incômodo e prejuízo à qualidade de vida devido à poluição sonora – um problema que se agrava significativamente nos finais de semana. Segundo o parlamentar, o uso de descargas adulteradas em motocicletas e a instalação de potentes “paredões” de som são os principais causadores do barulho excessivo, afetando, especialmente, os idosos da comunidade.

Embora o assunto já tenha sido debatido na Casa Legislativa, com as intervenções de vereadores como delegado Clodovil e Erasmo Avila, que destacaram o crime ambiental que a situação representa, não basta apenas o registro das denúncias. Diante de tantos problemas, sugerimos a elaboração de um novo marco regulamentatório municipal, com medidas rigorosas para enfrentar a poluição sonora e garantir a proteção da saúde e do bem-estar dos cidadãos.

É crucial que essa nova lei não se limite a coibir os níveis de barulho, mas que também estabeleça diretrizes claras para a instalação e uso dos “paredões” de som, determinando locais apropriados para sua operação. Essa regulamentação permitiria conciliar o direito ao lazer com a necessidade de preservar a tranquilidade e o bem-estar da população, evitando que a poluição sonora se torne um problema crônico e prejudicial à qualidade de vida em Itabuna.