Prefeitura autoriza derrubada de casas e gera polêmica na cidade.

Em Itabuna-Ba, casas no bairro Bananeira foram demolidas por ordem da prefeitura, no entanto, moradores questionam a entrega das unidades prometidas.

LARISSA ARAÚJO

8/26/20251 min read

Esta semana, moradores da área próxima ao rio cachoeira, foram surpreendidos com tratores e ordem de demolição das casas construídas irregularmente. Alguns moradores foram resistentes, necessitando da presença inclusive, da polícia militar para manter a segurança.

O que os moradores questionam, é o fato das novas unidades não terem sido entregues completamente, além do auxílio aluguel também não ter sido garantido a todos. A construção dessas casas populares refere-se ao acontecimento da enchente na cidade.

Na época, foram destinados recursos do Estado e da União, para a construção de mais de 1.200 unidades, porém, até o momento, apenas 80 casas foram entregues.

Também há denúncias de que muitos moradores, já foram contemplados com moradias mas retornam para a localidade. Isso revela uma falha no sistema de política habitacional, que fragiliza a política pública de moradia digna, tendo em vista que falta fiscalização dos órgãos responsáveis para evitar o retorno dessas famílias às áreas de risco ou a venda e aluguel dos novos imóveis recebidos.

Essa problemática se arrasta há alguns anos, sem previsão de conclusão da construção das novas casas, causando reiterados transtornos sociais.

Até o momento, a prefeitura não deu nenhum esclarecimento sobre o fato, o que causa revolta entre os moradores que aguardam um posicionamento do poder público.