Ministério da Saúde visa alternativa para controle do diabetes e obesidade no Brasil

Medida abre um alerta sobre as comorbidades que potencializam os riscos a saúde.

Larissa Araújo

4/10/20251 min read

Com o número cada vez mais crescente de pessoas diabéticas no País e tendo a obesidade como fator agravante, o ministério da Saúde tem buscado viabilizar formas de tratamento mais eficazes de controle da doença, uma das alternativas consideradas, é oferecer semaglutida - princípio ativo do medicamento OZEMPIC para tratamento pelo SUS.

O Ozempic já é utilizado por pacientes na rede particular, e a sua eficácia tem ganhado cada vez mais destaque por ter como efeito secundário o emagrecimento. Vale ressaltar, que o número de cirurgias bariátricas, com o objetivo de combater a obesidade, também tem representado um aumento significativo no SUS.

A semaglutida de nome comercial wegovy, caso seja incorporada ao SUS, pode ser distribuída na rede pública a partir do primeiro semestre de 2026. A solicitação foi protocolada em dezembro do ano passado e ainda está em tramitação.

Essa medida pode ter como resultado final a redução dos índices da doença no País, no entanto, é possível constatar, através desse fato, que os Brasileiros vivem uma crise alimentar que tem afetado cada vez mais a qualidade de vida, impactando diretamente na saúde.