CCZ de Itabuna e os animais soltos nas ruas

Dentre as diversas funções do Centro de controle de Zoonoses, está o recolhimento de animais de grande porte abandonados em vias expressas. Em Itabuna, inúmeras críticas têm sido feitas em relação à atuação desse órgão público nessa ação que não tem sido desempenhada adequadamente.

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSESITABUNA

LARISSA ARAÚJO

5/3/20251 min read

São frequentes as queixas e reclamações por parte da população de Itabuna em relação aos animais de grande porte em vias públicas e bastante movimentadas da cidade. A problemática se arrasta há bastante tempo causando transtornos, inclusive acidentes já foram registrados dentro do perímetro urbano por conta de vacas, bois, e cavalos soltos nas ruas.

Em 2023 o Centro de controle de Zoonoses de Itabuna iniciou uma reforma na estrutura física que foi concluída no ano passado, um investimento de mais de 1 milhão, no entanto ainda não é notório as ações desenvolvidas pela instituição que possam auxiliar tanto no conhecimento quanto nas demandas que envolvem saúde pública e bem estar da população.

Recentemente na câmara de vereadores, a temática foi levada para discussão em plenária, questionando sobre o recolhimento dos animais abandonados, em contrapartida, o vereador Erasmo Ávila, informou que existe uma empresa contratada para efetuar esse tipo de serviço, mas que não estava atuando. Esta declaração causou um desconforto e levantou diversos questionamentos a respeito desse contrato firmado entre a prefeitura e a empresa que presta o serviço teoricamente, mas que na prática não funciona adequadamente.

Fato é que há uma necessidade emergencial de se fazer cumprir a obrigatoriedade do serviço, assim como as responsabilidades imputadas aos proprietários desses animais, passível de multa e outras consequências em caso de descumprimento.