A realidade da saúde pública de Ilhéus-ba

O cenário crítico encontrado pelo atual governo revela inúmeras irregularidades administrativas e financeiras da gestão anterior que impactaram diretamente na precariedade dos serviços oferecidos.

ILHÉUSSAÚDE

LARISSA ARAÚJO

5/14/20251 min read

Logo após assumir a administração da prefeitura, Valderico Júnior, decretou estado de emergência na cidade pela inviabilidade da prestação de serviços básicos à população. Ambulâncias sucateadas, outras abandonadas em pátios e apenas duas unidades em funcionamento, além disso uma rigorosa escassez de medicamentos e insumos nas unidades básicas de atendimento e estruturas precárias dos postos de saúde. O estado de calamidade administrativa e financeira permitiu que o gestor adotasse medidas urgentes dentro do prazo de 90 dias garantindo a continuidade do atendimento à população.

Um fato que chamou bastante atenção, mencionado pela secretaria Sonilda Mello logo após a última coletiva de imprensa concedida pelo prefeito, foi um veículo pertencente à secretaria de saúde, levado para uma oficina na cidade de Itabuna, mas que por falta de pagamento do serviço não retornou e o automóvel ficou sendo utilizado na cidade vizinha irregularmente como veículo particular por mais de três anos, sendo resgatado somente agora nesse quadrimestre.

Embora muitos serviços ainda estejam comprometidos, a secretaria de saúde de Ilhéus já obteve bons resultados, e os números têm como fonte o ministério da saúde, que aponta melhorias significativas nos indicadores relacionados à atenção básica, acompanhando regularmente o controle das doenças diabetes e hipertensão, como também a cobertura vacinal. Há poucos dias, o prefeito também comunicou que ilhéus recebeu através de uma emenda parlamentar impositiva, uma ambulância que irá auxiliar ainda mais nesse processo de melhorias.

Além das ações contínuas que precisam se manter, a gestão tem realizado cursos de capacitação para profissionais da área da saúde e a realização de mutirões oftalmológicos e distribuição de próteses dentárias. No mês de março também houve investimentos em equipamentos hospitalares direcionados a UPA e unidade básica.